Cidades

Riotur divulgou operações de órgãos públicos no Carnaval

Carnaval começa neste domingo (12). Foto: Divulgação/Riotur

A prefeitura do Rio, por meio da Riotur, apresentou os serviços dos órgãos públicos para o Carnaval Rio 2020, que começa neste domingo (12), no palco do Réveillon em Copacabana.

Centro de Operações Rio

Durante a abertura oficial do Carnaval 2020, no dia 12 de janeiro, o Centro de Operações Rio (COR) vai colocar a cidade em Estágio de Mobilização por causa das intervenções programadas para o evento. Esse é o segundo nível em uma escala de cinco e, de acordo com o COR, significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. O Centro de Operações vai monitorar, através das 811 câmeras da Prefeitura do Rio – e outras de instituições parceiras –, os principais pontos de influência e de acesso ao bairro. Aproximadamente, 180 desses equipamentos serão usados para acompanhar a movimentação de chegada e saída da praia de Copacabana. O monitoramento vai compreender, além da orla, as ruas dos bairros de Botafogo, Ipanema, Leblon e Lagoa.

Além dos pontos focais dos mais de 30 órgãos (entre municipais, estaduais e concessionárias) que já compõem a estrutura do COR, serão disponibilizadas áreas de trabalho para as demais entidades que acompanharão a operação da abertura do Carnaval. A Riotur também estará presente no COR, integrando as operações com a coordenação da cidade.

O app COR.Rio vai mostrar todo o esquema de trânsito e transporte preparado pela Prefeitura e concessionárias. E os aplicativos Waze e Google Maps, através da parceria com o COR e CET-Rio, receberão os bloqueios e as restrições ao trânsito planejados para o Carnaval, e disponibilizará à população em seus mapas operacionais. O COR também irá comunicar, em tempo real, o esquema especial de interdições pelas redes sociais.

Limpeza da cidade

A Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para a passagem dos blocos de rua por todas as regiões da cidade durante o Carnaval 2020, que será oficialmente aberto no próximo domingo (12). Serão cerca de 500 apresentações das agremiações até o dia 1º de março, e em todas elas as equipes da Comlurb estarão presentes, garantindo a limpeza dos espaços públicos para permitir que os foliões se divirtam com tranquilidade. A Companhia trabalha com um protocolo operacional para os desfiles, de acordo com a expectativa de frequentadores de cada bloco.

Os megablocos, como Cordão da Bola Preta, Poderosas, Bloco da Preta, Orquestra Voadora, com público estimado acima de 500 mil pessoas, contam com a presença de cerca de 300 garis e 600 contêineres. Para blocos especiais, com público de 40 mil a 80 mil, serão entre 21 e 40 garis e instalados de 50 a 250 contêineres.

O trabalho das equipes operacionais da Comlurb é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres, e remoção de resíduos. A manutenção é realizada antes, durante e após a passagem de cada bloco, incluindo a “limpeza modo arrastão”.

A Companhia está aumentando seus efetivos para o Carnaval 2020 em relação ao do ano passado. Em 2019, foram até 1,1 mil garis por dia, este ano serão até 1.180. Em 2019, foram dispostos até 3,5 mil contêineres, enquanto este ano serão até 3,8 mil nas áreas de concentração dos blocos. Em relação a veículos, o número subiu de um máximo de 50 em 2019 para 57 este ano. Os sopradores eram 80 em 2019 e passam a ser 90 agora.

Quatro postos de saúde

O Carnaval de Rua de 2020 receberá esquema especial de atendimento médico aos foliões que desfilam nos blocos que passam pelas áreas de maior concentração de público e que, historicamente apresentam maior demanda por serviços de saúde. Para a festa nas ruas, serão quatro postos montados nos principais corredores dos blocos. Os postos médicos terão toda a estrutura para oferecer assistência à maioria dos casos, além de ambulâncias à disposição para a remoção daqueles mais complexos e que precisarem ser encaminhados para hospitais. Todos os postos médicos, operados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são preparados para atender as emergências, com leitos, cadeiras de hidratação e equipamentos de suporte à vida para monitoração e estabilização dos pacientes mais graves.

Além das quatro unidades pré-hospitalares, todos os hospitais, coordenações de emergência regional (CER) e unidades de pronto atendimento (UPA) municipais estão com suas equipes prontas para dar apoio aos atendimentos mais complexos, recebendo as transferências, realizadas pela Central Municipal de Regulação. Os postos serão montados nas áreas com maior concentração de público: Centro (Largo da Carioca e Praça Ana Amélia), Copacabana/Leme (Praça do Lido), Ipanema/Leblon/Lagoa (Praça Nossa Senhora da Paz). Para as demais regiões com manifestações populares, mas menor número de pessoas, a Riotur terá planejamento específico para o suporte em saúde.

Para a data em que será celebrada a abertura do Carnaval, dia 12, três postos foram montados para o público do evento, em Copacabana: um na Rua Princesa Isabel, um na Praça do Lido e outro na altura da Rua República do Peru. Ao todo serão 30 leitos (24 de observação e 6 de suporte avançado) e iniciarão as atividades a partir das 12h. O esquema contará com 30 médicos, 18 enfermeiros e 30 técnicos. A equipe é reforçada com 30 ambulâncias avançadas (com tripulação/equipe independente dos postos),que farão a remoção dos pacientes que necessitem de cuidados da rede hospitalar.

Já para os dias de desfiles dos blocos, os postos funcionarão nos dias de maior movimento. No Centro, serão 15 dias de operação (2, 7, 8, 09, 15, 16, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 29 de fevereiro e 1º de março). Em Copacabana/Leme, 10 dias (9, 15, 16, 21, 22, 23, 24, 25, 29/ de fevereiro e 1º de março). Já em Ipanema/Leblon/Lagoa, 8 dias de funcionamento (8,15, 16, 21, 22, 23, 24 e 25 de fevereiro). Ao todo, os quatro postos da SMS terão 24 leitos, sendo quatro de suporte avançado; e 210 profissionais de saúde se revezando nos plantões – 70 médicos, 40 enfermeiros e 60 técnicos de enfermagem. Os postos contarão com um suporte de 140 ambulâncias avançadas. A Secretaria Municipal de Saúde conta com expertise de anos operando os postos de atendimento pré-hospitalar durante o carnaval, nas ruas e no Sambódromo. Em 2019, 787 pessoas foram atendidas nos postos médicos montados para o Carnaval de rua, das quais apenas 88 precisaram ser removidas para hospitais da rede. As principais causas de levam os foliões a procurarem atendimento nos postos médicos durante o carnaval são cortes, principalmente provocados por vidros quebrados, e trauma diversos.

Vigilância Sanitária

A ampliação da capacitação de profissionais de alimentos e embelezamento e a antecipação das inspeções prévias em restaurantes, hotéis, farmácias e outros estabelecimentos estão entre as novidades do planejamento operacional do Carnaval 2020 que a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio inicia nesta quarta-feira, dia 8. Até 1º de março, fiscais das coordenações de Alimentos, de Engenharia e de Saúde estarão vistoriando restaurantes, bares, farmácias, hotéis e outros pontos comerciais, a começar pelo percurso dos megablocos autorizados.

Além das vistorias, técnicos do Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) coletam para análise amostras de alimentos e bebidas (como água de consumo e caipirinha) e Coordenação de Eventos do órgão faz o licenciamento sanitário para os eventos dos 50 dias do carnaval de rua 2020, com abertura no próximo domingo, 12, em Copacabana. Distribuídos em equipes, os fiscais realizarão vistorias prévias em postos médicos que serão montados para o atendimento durante o desfile dos blocos, conferindo a infraestrutura, o abastecimento de água e as instalações elétricas, entre outros.

A Vigilância vai ainda licenciar as chamadas atividades transitórias, como os organizadores de eventos carnavalescos autorizados, os prestadores de serviços de ambulâncias para a remoção de pacientes, empresas de alimentos e ambulantes legalizados. Como tem ocorrido em todos os grandes eventos da cidade, a Superintendência de Educação do órgão reforçará as atividades de orientação e oferecerá cursos de higiene para profissionais manipuladores de alimentos e bebidas e de embelezamento e saúde em geral.

"A Vigilância não para, e o nosso foco agora é o Carnaval, evento que atrai multidões de foliões para as ruas e estabelecimentos. Faremos prévias nas áreas oficiais de Carnaval e no percurso dos blocos, e atuaremos nos dias de folia para possibilitar que o público desfrute de produtos e serviços de qualidade. Vamos investir ainda mais na capacitação, estimando um aumento de, pelo menos, 10% nas qualificações, com mais cinco turmas no cronograma. A licença sanitária é outro objetivo nosso, pois ela é uma das formas de prevenção. Fazendo a nossa parte colaboramos para que o Rio tenha uma festa fantástica, sem riscos à saúde do carioca e dos turistas que nos visitam", disse Marissol Figueiredo, coordenadora de Eventos da Superintendência de Educação da Vigilância.

Metrô

Operação atenderá clientes que forem ao show do cantor Baco Exu do Blues e para a abertura do carnaval com o bloco A Favorita. Segurança das estações será reforçada com agentes da concessionária e apoio da Polícia Militar.

O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou uma operação especial para atender os clientes que irão aos shows do Palco Tim e para a abertura oficial do carnaval, durante o final de semana dos dias 11 e 12 de janeiro.

No sábado (11), o cantor Baco Exu do Blues vai se apresentar no Palco Tim, na praia de Ipanema, às 17h. As estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz são as mais indicadas para chegar ao evento. Elas contarão com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança. A circulação dos trens será das das 5h à 00h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio, como ocorre regularmente aos sábados.

Já no domingo (12), a praia de Copacabana receberá a abertura oficial do carnaval carioca. O evento contará com o show do bloco A Favorita, além da eleição da corte do carnaval do Rio de Janeiro. Os trens circularão em horário de domingos e feriados, das 7h às 23h. Neste dia, a linha 2 funcionará entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. As linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico.

Durante o fim de semana, a concessionária também estará com a Operação Verão, que disponibilizará trens extras no sistema e aumento no efetivo das equipes, para também atender aos clientes que forem curtir as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca. Ao longo do pré-carnaval, o MetrôRio poderá montar esquemas especiais de operação e funcionamento das estações, de acordo com a programação dos blocos, a fim de garantir a comodidade e conforto dos clientes.

No domingo, o MetrôRio recomenda que os clientes que estiverem no evento de abertura do Carnaval em Copacabana deem preferência para embarque nas estações Siqueira Campos e Cantagalo, em função do fluxo de pessoas nas proximidades do evento. A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, para evitar filas no momento do embarque. Os passageiros podem, ainda inserir créditos no cartão Giro pela internet ou aplicativo, além de usar o pagamento por aproximação (NFC).

Coordenadoria de Controle Urbano

No Carnaval de 2019, a Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) atuou em 26 blocos de carnaval de grande porte, além do entorno do Sambódromo. Os agentes fizeram 12 horas de plantão por dia e apreenderam 90% das mercadorias que foram direcionadas para o depósito municipal. Mais de 10 mil ambulantes irregulares foram abordados pelos agentes, e cerca de 3 mil autorizados foram fiscalizados. Para este ano, a Coordenadoria manterá as mesmas atividades realizadas no carnaval anterior.

Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização

No Carnaval de 2019, a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF) atuou nos principais blocos de carnaval e no Sambódromo, com foco principal na fiscalização de publicidade não autorizada e marketing de emboscada. A atuação do órgão gerou ao município cerca de meio milhão de reais em Taxa de Publicidade, e as empresas que exibiram publicidades irregulares foram notificadas e multadas. Para este ano, a CLF estará presente em escalas de fiscalização para cobrir os principais blocos e eventos nos camarotes do Sambódromo, e manterá as mesmas atividades realizadas no carnaval anterior.

Na abertura do Pré-carnaval, neste domingo (12/01), a CLF estará presente para cobrir o evento com foco na fiscalização de publicidade não autorizada e marketing de emboscada. A equipe também será direcionada para a Operação Verão, em conjunto com a SEOP, para fiscalizar os quiosques e coibir a ocupação irregular de área pública e faixa de areia.

< Veículo capota após colidir com van na Zona Norte de Niterói Chuva volta a castigar Região Serrana e provoca mais de 30 deslizamentos <